Os extintores de incêndio são equipamentos de segurança primordiais para extinguir princípios de incêndio de maneira rápida antes que tomem proporções controladas apenas pelo corpo de bombeiros.
Princípio de incêndio
A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DOS EXTINTORES DE INCÊNDIO
Somente com manutenção adequada o extintor garante a confiança de que ele estará apto a funcionar com o desempenho exigido em um momento de necessidade.
QUANDO DEVO FAZER A MANUTENÇÃO E RECARGA DOS EXTINTORES DE INCÊNDIO?
A primeira recarga dos extintores novos deverá ser executada após 12 meses da data de sua fabricação, ou ao final da garantia dada pelo fabricante, o que for maior.
Selo fabricação
Para os extintores usados a recarga deverá ocorrer a cada 12 meses, contados a partir da última manutenção.
Selo manutenção
Este intervalo poderá ser reduzido se o extintor estiver submetido a condições severas ou adversas, ou ainda se for indicado por uma inspeção técnica.
Para extintores de Dióxido de Carbono – CO2 e para cilindros com gás expelente (ampola), a inspeção técnica ou recarga deverá ser realizada de 6 em 6 meses.
Qualquer empresa pode vender extintores novos, porém, a inspeção técnica, manutenção ou recarga só pode ser efetuada por empresas credenciadas junto ao INMETRO. Verifique a informação no site www.inmetro.gov.br
Após o extintor ser submetido a manutenção, o selo de conformidade do INMETRO deverá ser substituído por um novo perfurado com a data da realização do serviço.
SELO INTELIGENTE
É muito importante verificar a autenticidade do selo do INMETRO utilizado no seu extintor. Ele identifica as empresas aprovadas pelo IPEM para realizar um serviço dentro dos critérios exigidos.
Além disso, todo o serviço executado no extintor fica registrado e vinculado ao selo utilizado, permitindo rastreabilidade e auditorias periódicas realizadas pelos IPEMs.
Com o App Selo Inteligente é possível verificar a autenticidade dos selos de conformidade do Inmetro colocados nos extintores.

TIPOS DE MANUTENÇÃO
INSPEÇÃO TÉCNICA
Consiste em uma verificação cuidadosa do extintor, executada por pessoa habilitada, através de exame visual e periódico, de modo a observar se está acessível e apresenta um nível adequado de confiança de que permanece em condições originais de operação. Seu objetivo é assegurar que o extintor está totalmente carregado e operável. Poderá ser realizada no local, sem a remoção do extintor para a empresa Registrada.
MANUTENÇÃO
A manutenção e um serviço de caráter preventivo e ou corretivo, realizado por empresa obrigatoriamente registrada junto ao Inmetro. Essa manutenção e realizada em 3 níveis:
MANUTENÇÃO DE 1º NÍVEL
De caráter corretivo, geralmente efetuada na inspeção técnica e no local onde o extintor esta instalado, não sendo necessária a sua remoção para a empresa registrada. Exemplos: limpeza, reaperto e ou substituição de componentes não submetidos a pressão, colocação de quadro de instruções.
MANUTENÇÃO DE 2º NÍVEL
De caráter preventivo e corretivo, requer remoção e execução de serviços na empresa registrada. Constitui-se de desmontagem completa do extintor, limpeza dos componentes, inspeção de roscas e partes internas , recarga e pressurização, colocação do anel, trava e lacre e fixação do Selo de Conformidade, da etiqueta de garantia e do quadro de instruções.
MANUTENÇÃO DE 3º NÍVEL
Processo em que se aplica a revisão total do extintor de incêndio, incluindo o ensaio hidrostático. A contar da data de fabricação ou da realização do ultimo ensaio hidrostático, a cada 5 anos o extintor devera passar pela manutenção de terceiro nível, ensaio hidrostático. Este intervalo de cinco anos devera ser interrompido caso não seja possível identificar quando se deu o ultimo ensaio hidrostático, ou quando o extintor for submetido a danos térmicos ou mecânicos, devendo passar imediatamente pelo ensaio hidrostático.